Neste site, todos conhecem dois de meus chapéus, como gostava de dizer o Coronel de Cavalaria Gerson Pinheiro Gomes, antigo Comandante do CPOR/RJ, o militar e o de atirador esportivo. Hoje conhecerão mais um chapéu, o de Faixa-preta de TaeKwon-Do, esporte olímpico coreano que ajudei a introduzir e difundir pelo Brasil. No início dos anos 70 (1972) eu e meu vizinho Bob Reis, conhecemos o Grão Mestre Lee, enviado para o Brasil pelo General coreano Choi Hong Hi (1918 – 2002) para divulgar a então desconhecida arte marcial coreana.

 

 

 


Neste site, todos conhecem dois de meus chapéus, como gostava de dizer o Coronel de Cavalaria Gerson Pinheiro Gomes, antigo Comandante do CPOR/RJ, o chapéu de militar e o de atirador esportivo.

 


General Choi Hong He na Coréia

 

Hoje conhecerão mais um chapéu, o de Faixa-preta de TaeKwon-Do, esporte olímpico coreano que ajudei a introduzir e difundir pelo Brasil.


Woo Jae Lee e seus alunos na Coréia do Sul

No início dos anos 70 (1972) eu e meu vizinho Bob Reis, conhecemos o Grão Mestre Lee, enviado para o Brasil pelo General coreano Choi Hong Hi (1918 – 2002) para divulgar a então desconhecida arte marcial coreana.

A esposa de Bob Reis, Vera, professora na famosa Escola Americana da Gávea, conseguiu colocar o Mestre Lee para dar aulas de TKD às crianças de lá.


O início do TaeKwon-Do no Rio de Janeiro (1972)

Junto com o Mestre, escrevi o primeiro livro em língua portuguesa sobre o TKD e o primeiro didático, em GUBS (faixas ou graduações) permitindo que a cada capítulo, o aluno estudasse apenas o necessário a prestar exame à faixa seguinte...

Um ano depois chegou da Coréia o Grão Mestre Yong Min Kim, e o livro então esgotado, ganhou nova edição com técnicas de Faixa-preta e agora – na 2ª Edição, com a autoria de Woo Jae Lee, Luiz Mergulhão e Yong Min Kim.


Mestre Kim e eu

Imagens do primeiro dia do Seminário Chang Moo Kwan ministrado pelo grão mestre Sylvio Cruz e o professor Ivan Aquino.


Rodney  Américo dos Reis e Yong Min Kim

 


Eu e Rodney

O evento foi realizado no Clube Naval no Rio de Janeiro nos dias 14 e 15 de janeiro de 2017.


Alongamentos (aquecimento para começar a aula)

E contou com a presença de grandes nomes do TaeKwon-do Nacional, em especial, o ilustríssimo Grão Mestre Yong Min Kim.

O evento que trouxe a história desta milenar arte, muito rico em conhecimento, tanto teórico quanto prático, também mostrou as origens no Brasil e em especial aqui no Rio de Janeiro e foi ai que entrei.


No Galeão, recepcionando novos Mestres da Coréia (1974). Lee a meu lado...
Kim na extrema esquerda, ao lado da irmão do Lee

 


Grão Mestre Lee, Roberto Cardia e nosso livro APRENDA TAEKWON-DO 

Convidado pelo Ivan, contei como conhecemos o Grão Mestre Woo Jae Lee, a academia do Bob Reis que, infelizmente, não está mais entre nós, mas estava presente seu irmão, Rodney, que em todos estes 40 anos mantém sua academia em Copacabana.


Grão Mestre Woo Jae Lee

Aproveitei para ir ao fundo do Baú de minha vida, apanhar fotos de quatro décadas atrás e que hoje são pedaços da história.

Outros que não podem ser jamais esquecidos, do início do TKD entre nós, os Coronéis da PMERJ, Delamare e Vidal que ajudaram a difundir o TKD nos Quartéis da PM, o Sr Naumin Aizen dono da EBAL (a famosa Editora Brasil América) que editou e publicou o livro APRENDA TAEKWON-DO entre outros.


Clélia (Condor Filmes, Lee, Cel Delamare, Aizen e eu (na EBAL)

 

Capa e contra-capa da 1ª Edição, rapidamente esgotada.
Inclusive hoje procurei meu exemplar que devo ter emprestado para alguém que esqueceu-se de devolver...

 

 Eu mesmo desenhei a capa e contra-capa, aproveitando duas fotos do Mestre Woo Jae Lee e fazendo a montagem, pois, na época (1972) não haviam os recursos digitais e computadores. Era tesoura e cola... O livro, com 5 mil fotos, obrigou-me a montar um laboratório de fotografias na ocasião (Rua Buenos Aires, 85), o Foto Graphis. (Nota do Autor)

 

 

 


 

Joomlashack