Em 24 de agosto, no lindo entardecer na Fortaleza de Santa Cruz da Barra, o Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, presidiu a concorridíssima passagem de Comando da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército. Deixava a Artilharia Divisionária Cordeiro de Farias o General de Brigada Edson Diehl Ripoli, passando o Comando para o General de Brigada Adilson Carlos Katibe.

 


Em 24 de agosto, no lindo entardecer na Fortaleza de Santa Cruz da Barra, o Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, presidiu a concorridíssima passagem de Comando da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército.

Deixava a Artilharia Divisionária Cordeiro de Farias o General de Brigada Edson Diehl Ripoli, passando o Comando para o General de Brigada Adilson Carlos Katibe.

Este Editor, como Vice-Presidente do CNOR, chegou cedo à histórica Fortaleza de Santa Cruz da Barra acompanhado do Ten Ricardo, Presidente da AORE/RJ e seu Diretor, Ten Capella.

E chegamos bem na hora em que chegava o General de Exército João Camilo Pires de Campos, Chefe do DECEx e militar mais antigo da ativa presente à solenidade.

A passagem de Comando foi, como sempre nesta Fortaleza, muito concorrida.

E sempre a acompanhamos e lembramos de quando o próprio General Campos, antigo Comandante do 32 GAC/NPOR de Brasília, assumia também esse Comando.

O General Gleuber Vieira, antigo Ministro do Exército estava presente como muitos antigos Chefes Militares.

Cumprimentamos o General Braga Neto, já com suas 4 estrelas mas que, por motivos das Olimpíadas ainda á frente da 1ª Região Militar, mas que assumirão o Comando Militar do Leste agora em Setembro próximo.

 

 

Depois da inauguração do retrato do Comandante Sucedido, fomos para o pátio onde se daria a cerimônia propriamente dita.

Lá, depois que todas as autoridades ocuparam seus lugares no palanque, a tropa deu entrada magnificamente...

Na sequencia foram prestadas as honras militares ao Chefe do DECEx e a tropa, constituída de representações das Unidades subordinadas e da Guarnição de Niterói, foi apresentada pelo Cel Cesar Santos.

 

 

 

O cenário, para as leitoras e leitores de longe, que não conhecem a belíssima e antiga Fortaleza é esplendoroso com soberbo entardecer emoldurado pelo Pão de Açúcar defronte, já no Rio de Janeiro, enquanto o histórico e bem cuidado baluarte se exibia com seus antigos canhões, sentinelas de nossa Baía.

 

O General Diehl apresentou suas despedidas e ainda contou fatos históricos e pitorescos da magnífica Fortaleza e sua história que vem desde o século XVII.

Depois do elogio lido pelo General Ramos, protocolarmente foi lido o currículo do General Katibe, que conhecemos desde que comandou o 21º GAC coincidentemente, quartel que se encontra atrás da montanha que emoldura este belo quartel.

E falando de 21º GAC, ali víamos o Cel Simão, hoje CHEM da AD/1, mas que até bem pouco tempo era o Comandante da mencionada Unidade.

E diante do palanque, ao lado de onde o Gen Diehl fazia sua despedida, víamos o busto do Marechal Cordeiro de Farias e o bastão de Comando da FEB no teatro de operações da Itália.

 

 

Após as despedidas do General Diehl, o Comandante da 1ª DE, Gen Ramos, leu o elogio que assinou naquela data ao Comandante sucedido. 

 

A Guarda Bandeira foi chamada para ocupar seu lugar no dispositivo e o General Ramos, acompanhado dos Comandantes Sucedido e Sucessor, também ocuparam seus lugares para a troca de Comando.

 

O General Diehl passou o Comando...

 

... e na sequencia o General Katibe o assumiu.

 

Depois que a Guarda Bandeira voltou ao seu lugar em forma, os dois Comandantes se apresentaram ao General Ramos.  

 

Em lugar de destaque, antigos Comandantes da AD/1.

 

 

 

O Comandante Sucedido que portava a espada do Marechal Cordeiro de Farias a passou-a ao Comandante Sucessor.  

 

A tropa ao final, já anoitecendo, desfilou em continência ao novo Comandante após o que houve uma grande confraternização

 

 

 

 

Desejamos sucesso ao Chefe amigo no novo Comando!

 

 

 


 

Joomlashack