E num carinho especial ao Comandante debilitado pela doença, colocaram cadeiras para os membros ao Alto Comando de todos os tempos. E assim o General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, Comandante do Exército, conseguiu levar até o fim sua missão, apesar de que, perto, estava sentado o General Fernando, Chefe do Estado-Maior do Exército que bem poderia presidir no impedimento daquele.

 

 

 


 

 

O Palácio Duque de Caxias viveu uma manhã de glória com a presença do Comandante do Exército na passagem de Chefia de um dos mais importantes Órgãos de Direção do Exército Brasileiro.

O Departamento de Educação e Cultura (DECEx) até bem pouco tempo DEP, Departamento de Educação e Pesquisa, estava engalanado contando com a presença de muitos antigos Chefes na passagem de Chefia do General Campos para o General Cid.

A importância da solenidade estava estampada na presença de antigos Chefes Militares e representantes de Marinha e Força Aérea.

Tanto que não conseguimos entrar no Gabinete para fotografar a inauguração do retrato. O Gabinete era pequeno para tanta gente.

E num carinho especial ao Comandante debilitado pela doença, colocaram cadeiras para os membros ao Alto Comando de todos os tempos.

E assim o General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, Comandante do Exército, conseguiu levar até o fim sua missão, apesar de que, perto, estava sentado o General Fernando, Chefe do Estado-Maior do Exército que bem poderia presidir no impedimento daquele.

Ouvimos o canto da Canção do Exército, afinal, ainda estamos em abril.

Depois, como de praxe, ouvimos as despedidas do Gen Campos, historiador brilhante e dono de uma fala enriquecedora.

A seguir, mesmo sentado, o Gen Villas Bôas fez questão de ler o elogio que assinou ao amigo e, antes da leitura, fez bela saudação e aclamação aos presentes.

Depois da leitura do brilhante currículo do General de Exército Mauro Cesar Lorena Cid, ele e o Chefe substituído, General de Exército  João Camilo Pires de Campos ocuparam seus lugares no dispositivo, tendo atrás, uma linha formada pelos antigos Chefes do DEP/DECEx.

Assim que a Bandeira Nacional entrou, fizeram a transmissão de cargo e, após a saída dela, se apresentaram ao Comandante do Exército, um por ter passado e o outro recebido, o importante cargo.

E assim terminamos a brilhante cerimônia e logo se formou gigantesca fila para os cumprimentos.

 

Só o Exército mesmo! De fevereiro a julho de 1973 estes cinco garotos fizeram parte do Apartamento 158 da 1a Companhia do Curso Básico da AMAN. 44 anos depois, juntos de novo na passagem de função do companheiro de turma Campos.


Hoje o Gen Cid, Art Tu 77, assumiu a Chefia do Decex.
Parabéns e sucesso.

 

 

 


 

Joomlashack