A DIRETORIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MILITAR foi criada por intermédio do Decreto Número 31.210, de 29 de julho de 1952, com a denominação DIRETORIA DE INSTRUÇÃO, son a direção do Excelentíssimo Senhor General de Brigada Nestor Souto de Oliveira.

Em 1955, foi denominada DIRETORIA DE ENSINO E FORMAÇÃO, permanecendo com essa designação até 1970, quando foi reestruturada como DIRETORIA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO.

Por fim, em 2012, passou a denominar-se DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR MILITAR.

Desde sua criação, a DESMIL vem atualizando permanentemente seus processos finalísticos no sentido de acompanhar a evolução doutrinária do Exército e para proporcionar as melhores condições técnico-pedagógicas e organizacionais para os seus estabelecimentos de ensino subordinados e vinculados.

  • A DESMIL possui os seguintes Estabelecimentos de Ensino subordinados:
  • ESCOLA PREPARARÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO;
  • ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS;
  • ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS;
  • ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO;
  • ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO;
  • ESCOLA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DO EXÉRCITO; e
  • Os cinco CENTROS DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA: RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, PORTO ALEGRE, BELO HORIZONTE e RECIFE.

Vinculados aos CPOR para efeitos de orientação técnico-pedagógica e supervisão escolar, existem 57 NÚCLEOS DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA, espalhados por todo o território nacional, numa demonstração inequívoca de ser a DESMIL uma Diretoria de capilaridade singular no desenvolvimento da Educação Superior Militar.

A DESMIL tem a missão de formar os Oficiais da Ativa e da Reserva das linhas de ensino militar bélico, de saúde e complementar, aperfeiçoar os Oficiais de carreira e propiciar cursos de Altos Estudos Militares e de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior.

Para cumprimento de suas missões, conta com as Seções de Ensino, de Logística e Finanças, e de Projeto e Pesquisa para o desenvolvimento das atividades finalísticas e com as Seções de Apoio, Inteligência e Excelência Gerencial para o desempenho das atividades-meio.

Atualmente a DESMIL conduz a formação de mais de 6.000 alunos sendo 78 estrangeiros de 27 países. Seu principal celeiro de formação é a AMAN com aproximadamente 1.800 Cadetes.

 

 


 

Joomlashack