A temática deste IX EISCEx foi “As Fortificações sob administração do Exército na lista indicativa à Patrimônio da Humanidade" e a apresentação da candidatura das Fortificações do Brasil a Patrimônio da Humanidade pelo IPHAN. O evento envolveu Painéis Temáticos, conduzidos no Centro de Convenções do 21º Grupo de Artilharia de Campanha, localizado na Região do Imbuhy, em Niterói, visita técnica aos Fortes da Tabaíba, do Rio Branco, de São Luiz e do Pico, à Fortaleza de Santa Cruz da Barra e atividade cultural marítima pelas fortificações pela Baía de Guanabara.

 

 

 

 


 
 
Niterói (RJ) – O 21º Grupo de Artilharia de Campanha recebeu, entre 1º e 4 de agosto de 2017,  o IX Encontro dos Integrantes do Sistema Cultural do Exército (IX EISCEx), evento da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx).
 
 
 A temática deste IX EISCEx foi “As Fortificações sob administração do Exército na lista indicativa à Patrimônio da Humanidade" e a apresentação da candidatura das Fortificações do Brasil a Patrimônio da Humanidade pelo IPHAN.
 
 
O evento envolveu Painéis Temáticos, conduzidos no Centro de Convenções do 21º Grupo de Artilharia de Campanha, localizado na Região do Imbuhy, em Niterói, visita técnica aos Fortes da Tabaíba, do Rio Branco, de São Luiz e do Pico, à Fortaleza de Santa Cruz da Barra e atividade cultural marítima pelas fortificações pela Baía de Guanabara.
 
 
Prestigiaram o evento entre outros:  General de Exército Mauro César Lourena CID, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx); General de Brigada Severino de Ramos Bento da PAIXÃO, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx); General de Brigada Juarez GENIAL, Diretor Executivo da Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB); General de Brigada Walter Nilton Pina STOFFEL, Gerente do Projeto Estratégico Estruturante Nova Educação e Cultura do DECEx; Tenente Coronel Frederico Otávio Sawaf BATOULI, Comandante do 21º Grupamento de Artilharia de Campanha (21º GAC); autoridades civis, Sr. Sérgio Paz Magalhães, Coordenador Geral de Difusão e Projetos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de Brasília; Sra. Mônica da Costa; Superintendente do IPHAN/RJ; Sr. José Cláudio dos Santos Júnior, Presidente do ICOFORT; Sr. Prof. Dr. Roberto Tonera, arquiteto e urbanista da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);Sr. Prof. Dr. Roberto dos Santos Bartholo Júnior, professor da área de gestão e inovação do Programa de Engenharia de Produção da Coordenação de Programas de Pós Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ); Srª. Profª. Ms. Flávia Ferreira de Mattos, pesquisadora da COPPE/UFRJ; Sr. Prof. Ms. Eduardo Antonio Pacheco Vilela, Vice Coordenador do Núcleo de Projetos da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF);Srª. Vera Mangas, Representante Regional do Instituto Brasileiro de Museus;Sr. Artemio Bueno Rosa Júnior, Diretor do Grupo de Preservação da História da Força Expedicionária Brasileira (FEB); além de representantes de Espaços Culturais e Organizações Militares de todo país.
 
 
 

Joomlashack