PRIMEIRO TIRO DA ARTILHARIA DA FEB

Em continuação ao artigo: Homenagem aos Náufragos e Primeiro Tiro na FEB

O torpedeamento de navios brasileiros foi fator marcante para a entrada do país na Segunda Guerra Mundial, o que foi expressamente declarado em 1942. Após um rigoroso período de preparação  no Brasil, a Força Expedicionária Brasileira desembarcou no Teatro de Operações da Itália pronta para lutar contra as Forças do Eixo.

A partir de agora, estaremos celebrando (anunciou o Capitão Serra) o aniversário de 73 anos do primeiro Tiro de Artilharia da FEB em solo italiano, na Segunda Grande Guerra.

Assim (continuou o locutor), nos reportemos ao no de 1944, quando em 1º de Julho, embarcou para a Itália, o primeiro Escalão da FEB.

Fazendo parte da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária, lá estava o 2º Grupo do 1º Regimento de Obuses Auto-rebocados, sob o Comando do Ten Cel Geraldo da Camino.

Nessa memorável participação, o Grupo cumpriu 2.995 missões de Tiro e suas bocas de fogo despejaram sobre o inimigo 55.292 granadas.

Hoje, prosseguiu a Cap Serra, 14 de Setembro de 2017, passados 73 anos, no aquartelamento do 21º Grupo de Artilharia de Campanha, legítimo herdeiro de tão honrosas tradições, prestamos uma justa homenagem aos nossos ex-combatentes, ao revermos o momento glorioso do primeiro tiro de Artilharia da FEB.

Homenagem ao Tenente Coronel Mário Raphael Vanutelli – nascido em 27 de julho de 1918, em São Paulo, Capital. O Ten Cel Vanutelli formou-se Oficial da Arma de Artilharia na turma de 1941 do CPOR/RJ. Integrou o II Grupo de Obuses da FEB, hoje 21º GAC – Grupo Monte Bastione, durante a Guerra. Atuou tanto como Oficial de Manutenção da 2ª Bia de Obuses como também Oficial de Munições e Observador Avançado junto ao 6º Regimento de Infantaria. O TC Vanutelli pertenceu ainda a várias diretorias da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, tendo se destacado na luta pelo reconhecimento dos Pracinhas.

Grande entusiasta de tudo que envolvia  21º GAC, faleceu em 5 de abril passado, aos 98 anos. Foi – e continuará sendo – uma referência entre os Oficiais do Grupo e do Brasil.

O Tenente Cândido, ex-combatente da FEB mais antigo presente, representando todos os seus companheiros de combate, fará a entrega de uma RELÍQUIA DE GUERRA, deste valoroso militar, ao 21º GAC.

E diante dessas palavras, o Pracinha entregou ao TC Batouli a entrega da Relíquia de Guerra.

 

Em seguida, assistimos a uma demonstração de uma Peça de 105 mm, guarnecida por militares em Uniforme Histórico da 2ª Guerra Mundial.

Após a demonstração (pegar na palamenta) ouvimos trechos de uma emissão de rádio com a missão de Tiro. Começava “Aqui ONDA UM Missão de Tiro...”

Após os dados da Central de Tiro serem passados, deriva 2800 e a elevação, ordem para o Soldado carregar, o Comandante convidou o General de Divisão LAERTE,  antigo integrante do Grupo para realizar  o histórico Comando de  FOGO e o Cabo Reinaldo Pontarolli, Cabo Apontador da Peça Monte Bastione, por ocasião da campanha da Itália, a realizar o disparo, efetivado pelo Cabo Adão Rosa Rocha, Cabo Atirador na ocasião.

Após o Tiro e as autoridades voltarem a seus lugares, foi anunciado: - Em reverência aos náufragos e aos bravos Artilheiros que defenderam a Pátria com o sacrifício da própria vida, foi feito um minuto de silêncio.

Uma guarda fez a salva EM FUNERAL após o que ouvimos o Toque de Silêncio e Marcha Fúnebre aonde pela primeira vez, a Banda Brazilian Pipes com suas Gaitas de Fole tocaram junto com a Banda Militar da AD/1.

E assim terminou esta bonita solenidade. Após a Solenidade, houve a inauguração da placa de bronze marcando o início dos Trabalhos de Reformulação do Sistema de Artilharia de Campanha. A placa ficará disposta no Centro de Convenções da Unidade e foi descerrada pelo General de Divisão Anápio Gomes Filho, antigo Comandante da AD/1 e pelo General de Brigada Adilson Carlos Katibe, atual Comandante da AD/1 e Chefe do Grupo de Trabalho que conduz essas atividades. O coquetel, servido no refeitório do Grupo, abrigou ainda uma Exposição Histórica sobre a 2a Guerra.

 

 

 

 


 

 

 

 


 

Joomlashack