O General de Exército Walter Souza Braga Neto, Comandante Militar do Leste foi recebido no 21º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo Monte Bastione, por seu Comandante, Tenente Coronel de Artilharia Frederico Otávio Sawaf Batouli com toda a pompa e circunstância. Salvas de Obuseiro 105mm enquanto passavam em revista a Guarda e Honra formada diante do majestoso pavilhão dos alojamentos das Baterias. 

 

 

 

 


 

O General de Exército Walter Souza Braga Neto, Comandante Militar do Leste foi recebido no 21º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo Monte Bastione, por seu Comandante, Tenente Coronel de Artilharia Frederico Otávio Sawaf Batouli com toda a pompa e circunstância.

Salvas de Obuseiro 105mm enquanto passavam em revista a Guarda e Honra formada diante do majestoso pavilhão dos alojamentos das Baterias. 

Uma belíssima obra levada a efeito pela Comissão Regional de Obras da 1ª Região Militar, conhecida no meio militar como CRO-1.

A necessidade desses alojamentos surgiu ainda no Comando do hoje General Marto, quando o Centro de Instrução de Operações Especiais saiu do Camboatá na Vila Militar e se instalou no velho Forte do Imbuhy.

Depois assumiu o Cel Lima (hoje em Washington no CEBW) onde começaram as licitações, que passou o Comando para o Cel Simão (que veio correndo da ECEME onde é aluno para ver seu sonho realizado) onde começaram limpar o local e, neste um ano e meio do Comando do Tenente Coronel Batouli, as obras começaram para valer.

As Honras Militares terminaram com um desfile ao Comandante Militar do Leste e depois, passamos ao pátio interno onde estava o palanque e a cerimônia então, teve início...

E novas Honras Militares foram prestadas ao Comandante Militar do Leste agora com toda a tropa do 21º GAC. 

Muito prestigiado pelos Chefes de ontem e de hoje, contamos, da ativa com o Gen Ex Walter Souza Braga Neto, Comandante Militar do Leste, Gen Div Laerte de Souza Santos, Comandante da 1ª Região Militar, Gen Div Mauro Sinott Lopes, Comandante da 1ª Divisão de Exército, Gen Div Riyuzo Ikeda, Diretor de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, Gen Bda Adilson Carlos Katibe, Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª DE, Cel Célio Simão da Cruz, antigo Comandante do 21 GAC como já mencionei, Cel Médico Antonio Carlos Pereira Leal e Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, Chefe da Comissão Regional de Obras da 1ª RM.  

 

Chefes Militares de ontem, anotamos, Gen Ex Enzo Martins Peri, Comandante do Exército no período de 2007 a 2015, Gen Ex Ney da Silva Oliveira, antigo Comandante do Comando Militar do Sul e Presidente da Fundação Osório,  Gen Ex Licínio Nunes de Miranda Filho, antigo Comandante Militar do Sudeste e também antigo Comandante do 21 GAC, Gen Ex Carlos Alberto Pinto Silva, antigo Comandante Militar do Sul e ex Comandante do COTER, Gen Div Gilberto Cesar Barbosa, antigo Comandante da 4ª RM/4ª DE, Gen Bda Antonio Jorge da Cruz Schendel, Diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, Gen Bda João Cesar Zambão da Silva, Cmt AD/6, Gen Bda Amauri Pereira Leite, antigo Comandante da AD/1.

 

 

 

Depois da apresentação da tropa, esta entoou com muita vibração a Canção do Exército. Como gosta de dizer o Ten Cel Batouli, a voz da tropa ecoou pelas montanhas em volta...

Em seguida, o Comandante do Grupo Monte Bastione convidou o Gen Enzo e o General Braga Neto para inaugurarem a placa da construção dos dois pavilhões das Subunidades no 21º GAC, obra construída sob a direção da CRO-1.

Aí tivemos a alocução do TC Batouli, sempre uma obra de história falando do Brigadeiro Alpoim, primeiro Subcomandante de subunidade e criador do primeiro Manual de Artilharia brasileiro conhecido. .

 

 

Alocução referente à Inauguração dos Novos Pavilhões de Subunidades do 21º GAC (palavras do Cel Batouli)

 

Em seguida ouvimos o Comandante Militar do Leste, maior autoridade militar da ativa, que iniciou sua fala dizendo que, inicialmente, não ia usar da palavra, mas que, vendo a enorme vibração, garbo e postura que elogiou na tropa do 21º Grupo de Artilharia de Campanha, resolveu fazê-lo.

Terminada a solenidade, a tropa desfilou em continência ao Comandante Militar do Leste após o que as autoridades foram visitar os Pavilhões inaugurados.  

 

 


 

Joomlashack