Sob a presidência do General de Divisão Marcos André da Silva Alvim, Diretor de Educação Técnica Militar, e a presença do sempre mui estimado General de Divisão Décio dos Santos Brasil, Vice-chefe do DECEx, o TC Tinoco agradeceu e elogiou a recepção do seu antecessor, Coronel Fernando Basílio da SilvaDepois, no pátio do CEP (Centro de Estudos DE Pessoal), tivemos a formatura e as passagens de Comando com as respectivas revistas às suas tropas e terminando com um desfile de cada Unidade a seu novo Comandante.

 

 

 

 


 

Hoje eu fui à passagem de Comando de um amigo, o Tenente Coronel Tinoco, filho do Coronel Tinoco e irmão mais velho do outro Tenente Coronel Tinoco.

Brincamos assim quando estamos entre amigos, o que sempre nos deixa feliz.

Na verdade, foram duas passagens de Comando, de duas jovens OM (Organização Militar no jargão do Exército) com seus respectivos primeiros Comandantes, e fundadores.

Homens que receberam a missão e tiveram do zero, que criar a estrutura administrativa e a de missão.

A primeira CEPAEX – Centro de Psicologia Aplicada do Exército, confesso que nunca tinha ouvido falar e, como não recebi o convite, não sei e não tomei nota dos nomes... Acho que já estou velho demais para isso.

No dia 6 de outubro de 2017, o Centro de Psicologia Aplicada do Exército comemorou o segundo ano de sua criação.

Compete ao  CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA DO EXÉRCITO (CPAEx), atuar na avaliação psicologica e na pesquisa cientifica dos militares do Exército Brasileiro em todo território nacional.

O trabalho de avaliação da CPAEx é focado na Psicologia Organizacional e tem como objetivos:

1) selecionar e acompanhar o desempenho de militares de Cursos dos Estabelecimentos de Ensino do EB; e

2) selecionar, preparar, acompanhar e desmobilizar militares da Força Militar de Paz (FMP);

3) Realizar a avaliação Psicológica nos concursos de admissão aos cursos de Formação de Oficiais e de Sargentos  de carreira do Exército brasileiro,  em consonância com a Lei 12.705, de 08/08/2012.

O Comandante sucedido, muito elogiado foi o Coronel do Serviço de Intendência Paolo Rosi d’Ávila.

A avaliação psicológica utiliza instrumentos cientificamente validados e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, devendo ser aplicados por psicólogos, profissionais habilitados por lei para exercer essa atividade.

Assisti à inauguração do retrato de ambas as OM e depois a formatura de passagem de Comando.

A segunda foi a do meu amigo TC Tinoco. Poliglota, dominando o inglês, francês, espanhol e recentemente o italiano, antigo instrutor do Curso de Cavalaria do CPOR do Rio de Janeiro aonde o conheci, assumiu o Comando do também novo C ID EX, Centro de Idiomas do Exército e que tem como símbolo, a flor-de-lis dos escoteiros. Na verdade, a flor de lis é uma figura heráldica muito associada à monarquia francesa, particularmente ligada com o rei da França. Ela permanece extraoficialmente um símbolo da França, assim como a águia napoleônica.

Estava lá acompanhado dos pais, da esposa Florinda e dos dois filhos, o menor com o pé enfaixado, e o maior, já um rapagão de 18 anos...

A primeira missão oficial do Comandante sucessor é a inauguração do retrato do sucedido, com que se houve muito bem.

Sob a presidência do General de Divisão Marcos André da Silva Alvim, Diretor de Educação Técnica Militar, e a presença do sempre mui estimado General de Divisão Décio dos Santos Brasil, Vice-chefe do DECEx, agradeceu e elogiou a recepção do seu antecessor, Coronel Fernando Basílio da Silva.

Depois, no pátio do CEP (Centro de Estudos de Pessoal), tivemos a formatura e as passagens de Comando com as respectivas revistas às suas tropas e terminando com um desfile de cada Unidade a seu novo Comandante.

Depois na confraternização que se seguiu foi ocasião de reencontrar muitos amigos como o General Geneal que conseguiu a fabulosa Orquestra Sinfônica para abrilhantar nosso último ENOREX, ou o Coronel Gouvêa, antigo Comandante do CPOR/RJ, todo bobo agora com a netinha e continuando como o único varão em sua família com esposa, filhas e neta, para citar apenas estes dois no meio de tanta gente.

Saí rápido e nem fiquei para o coquetel, pois a coluna de um velho já reclama de tantas horas de pé no sol escaldante deste último dia de primavera.

Boas Festas a todos e a esperança de um ano que tem de ser melhor que essa “coisa” que logo termina.

 

 

 


 

Joomlashack