Continuação de Passagem de Comando no 21º GAC

 

Depois da inauguração do retrato, já descrita, a segunda parte é a transmissão do cargo propriamente dita o que acontece diante da tropa que um deixa e o outro passa a comandar.

 

 

A área do aquartelamento do Grupo Monte Bastione é muito extensa e nos dias que antecederam esta cerimônia, o Ten  Cel Batouli levou o amigo TC Júlio para um sobrevoo em toda a área de responsabilidade do GAC.

 

 

Perto da hora da inauguração do retrato (10:00h) a quantidade de convidados e autoridades a prestigiar o evento era bem grande.

Familiares como o Coronel Batouli e Senhora, pais do Comandante sucedido, bem como esposa Carol e o filho...

O General Braga, mais antigo presente e antigo integrante do Alto Comando do Exército...

Muitos Oficiais Generais de todos os tempos e Comandantes de OM incluindo o Cel PMERJ Rocha, Comandante do 21 BMP, o Batalhão de Niterói. Também o General Ikeda prestigiou a formatura. 

Assim que as autoridades se instalaram no palanque, a tropa deu entrada cantando a Canção do Grupo.

 

Em seguida foram prestadas as honras militares ao Gen Div Teixeira da ESG e o Major Backer fez a apresentação da tropa e foi autorizado a prosseguir.

Com o acompanhamento da Banda da AD/1, todos entoamos a Canção do Exército.

 

 

O que muitos não prestaram a atenção por, talvez, já estarem acostumados, eu sempre me embriago com a majestosa vista do Rio de Janeiro com um Pão de Açúcar visto de um lado oposto ao que normalmente sai nos cartões postais.

A formatura ocorreu no Pátio Presidente Médice, muito bem cuidado, com sua muralha do tempo do Brasil colônia e guarnecidos pela Artilharia do Império.

 

Logo abaixo, no campo de futebol, uma peça de Artilharia (obuseiro de 105 mm) estava posicionada e guarnecida para alguma salva...

O Tenente Coronel Batouli apresentou suas despedidas ao final da qual, pela última vez como Comandante do Grupo Monte Bastione, comandou FOGO, à peça anteriormente mencionada.

O General Katibe, Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, leu o elogio que assinou nesta data.

 

Após as palavras do General Katibe, foi lido o currículo do Comandante sucessor e em seguida, o General acompanhado dos Comandantes sucedido e sucessor, ocuparam seus lugares diante da Bandeira Nacional e tendo presentes os antigos Comandantes.

E assim tivemos a transmissão do cargo propriamente dita...

Do Tenente Coronel Frederico Otávio Sawaf Batouli...

Para o Tenente Coronel Júlio de Oliveira Soares.

Após a Bandeira e sua Guarda se deslocarem para seu lugar no tropa para o desfile, os Comandantes sucedido e sucessor, se apresentaram ao Comandante da AD/1, um por ter transmitido e o outro por ter assumido o cargo. 

 

Na sequência, o Gen Katibe voltou para seu lugar e os dois Comandantes foram passar em revista a tropa formada...

 

Ao final, o Tenente Coronel Júlio ocupou sua posição diante do palanque e a tropa desfilou em sua continência, inicialmente a pé e em seguida a motorizada com todas as viaturas da Unidade. 

 

Início do Desfile em continência ao novo Comandante, cantando Nós Somos de Artilharia!

Ao final, tivemos uma apresentação da Banda Brazilian Piper, sempre presente nos eventos do 21 GAC desde o Comando do Cel Lima

 

 

 


 

Joomlashack