Primeiro tivemos, como rezam os regulamentos militares, a inauguração do Retrato na Galeria de ex-Vice-Chefes. E que Galeria...  Passaram ali Chefes ilustres como, só para lembrar os últimos, General Curado, Catão, Ronald,  Arantes, Montezano, Mourão, José Carlos e Jungthon... Muitos ali presentes nesta despedida onde a emoção estava no ar... A AORE/RJ, Associação de ex-alunos que funciona no CPOR do Rio de Janeiro estava também presente com uma comitiva da qual este editor faz parte.

 

 

 


A despedida do General de Divisão Décio dos Santos Brasil, tanto da Vice-Chefia do DECEX como do Serviço Ativo depois de 42 anos de serviços, foi numa sexta-feira ensolarada do verão carioca, 1º de Fevereiro de 2018.

O General Campos, Comandante Militar do Sudeste, veio prestigiar o amigo que trouxe para o DECEX.

Primeiro tivemos, como rezam os regulamentos militares, a inauguração do Retrato na Galeria de ex-Vice-Chefes.

E que Galeria...  Passaram ali Chefes ilustres como, só para lembrar os últimos, General Curado, Catão, Ronald,  Arantes, Montezano, Mourão, José Carlos e Jungthon...

Muitos ali presentes nesta despedida onde a emoção estava no ar...

A AORE/RJ, Associação de ex-alunos que funciona no CPOR do Rio de Janeiro estava também presente com uma comitiva da qual este editor faz parte.

Foi o primeiro ato do Vice-Chefe nomeado, General de Divisão Joares Alves Pereira Junior.

Falou da importância da Galeria de Vice-Chefes desse importante Departamento de Educação e Cultura do Exército, e da responsabilidade de assumir um cargo diante de nomes tão ilustres.

Agradeceu ao General Brasil a fidalga recepção passando todos os segredos de tão importante função.

Depois de suas palavras, como manda o regulamento, passou a palavra ao Chefe imediato, General Cid, para a inauguração do retrato.

Depois de palavras de agradecimento ao amigo que passava para a Reserva, chamou todos os familiares do General Brasil para que tivessem a honra de inaugurar o retrato.

Sua esposa puxou a fita no que foi aplaudida por todos os presentes. Mas ainda visivelmente tomado pela emoção, deixou de lembrança seu Bastão de Comando ao Assistente e amigo de todas as horas, Tenente Gustavo, a quem abraçou.

Após a troca de lembranças protocolar, estava termina esta cerimônia e todos passaram ao Salão Nobre do Palácio Duque de Caxias para a transmissão do cargo.


No belíssimo Salão Nobre do 9º andar do Palácio Duque de Caxias, um grupamento do DECEX com representação de todas as Diretorias vinculadas estava formado.

Na hora marcada, deu entrada no salão o General Gleuber Vieira, antigo Ministro do Exército e seu primeiro Comandante, o General Enzo Martins Peri, antigo Comandante do Exército, antigos Chefes Militares, General Campos, Comandante Militar do Sudeste, General Cid, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército,  acompanhados do General Brasil e do General Joarez.

Foram prestadas as Honras Militares ao General de Exército João Batista Pires de Campos, Comandante Militar do Sudeste, e mais antigo da ativa presente.

 

 

 Depois do canto do Hino Nacional Brasileiro, o General Brasil apresentou suas despedidas.

Visivelmente emocionado, disse que hoje vestiu aquele uniforme pela última vez, para deixar o serviço ativo depois de 42 anos e ingressar na Reserva Ativa.

Foi uma fala difícil, interrompida muitas vezes pela emoção que tomou a todos nós.

Falou da carreira e fez seus agradecimentos aos que a partilharam ao longo destes anos.

Depois, ouvimos o Chefe, General Cid, que consignou um elogio onde tentou retratar 42 em poucas páginas...

Foi uma longa carreira...

Depois da leitura do currículo do General Joarez, o General Cid acompanhado dos Vice-Chefes sucedido e sucessor, ocuparam seus lugares para a transmissão do cargo.

A Bandeira Nacional deu entrada no Salão e ocupou seu lugar.

 

Após a saída da Bandeira Nacional, o General Brasil se apresentou ao General Cid por ter passado o cargo e o General Joarez, por ter assumido

Estava terminada a cerimônia e logo se formou enorme fila para os cumprimentos.

 

 

 


 

Joomlashack