Após a cerimônia de passagem de cargo, se cumprimentaram, esperaram a Bandeira nacional se retirar e foram se apresentar ao Chefe, um por ter passado o cargo e o outro assumido. No coquetel que se seguiu, colegas de turma do General Laerte posavam com ele para fotografias, aí incluído meu dileto amigo e antigo Comandante do CPOR/RJ, Coronel de Infantaria Juliano Bruno de Almeida Cardoso...

 

 

 


 

 
Foto: ST Pqdt Elmo

Numa terça-feira ensolarada no início do outono, 27 de Março, tivemos a passagem de Comando territorial da 1ª Região Militar.

A famosa e importantíssima Região Marechal Hermes da Fonseca.

Sai um bom amigo, General Laerte, promovido ao último posto do Exército e vai servir em Brasília, no Ministério da Defesa.

Entra outro bom amigo, o General Soares, vindo, por coincidência, de Brasília onde era o 3º Subchefe do EME.

E a solenidade foi prestigiadíssima, principalmente porque foi presidida pelo General Braga Neto, chefe imediato como Comandante Militar do leste e, pelo regulamento, quem teria mesmo de presidir, mas não foi só isso.

É que além de Comandante Militar do Leste, o General é também o Interventor Federal da Segurança Pública do Estado, e com isso, vários Delegados da Polícia Civil e até Juízes da lava Jato eram vistos no salão.

Mas antigos Ministros como o General Bayma Denys, antigo Comandante do Exército como o General Enzo dentre tantas autoridades ilustres  mostravam a importância que tem a 1ª Região Militar tanto no Exército como na República.

Primeiro tivemos a inauguração do retrato na impressionante Galeria de ex-Comandantes, a primeira intervenção oficial do Comandante Sucessor, General Soares, amigo do General Laerte desde a Escola Preparatória de Cadetes de Campinas.


Foto: ST Pqdt Elmo

Depois da inauguração pela esposa e familiares do General Laerte e a protocolar troca de lembranças, e antes que a cerimônia no Salão Nobre começasse, fui lá em cima cumprimentar amigos que estavam em forma como o Coronel José Luciano e o Tenente Coronel Alexandre Almeida, um dos mais eficazes Chefes de uma área sensível e que mexe com Produtos Controlados como é o SFPC/1, aliás, mencionado pelo General Braga Neto no elogio que consignou nesta data ao Comandante Sucedido.

 Às 10:15 horas, deram entradas no Salão Nobre as autoridades e foram prestadas as Honras Militares ao General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

Depois de entoado o Hino Nacional, seguindo o protocolo, o General Laerte apresentou suas despedidas, na sequencia o General Braga Neto leu a referência elogiosa, e foi lido o currículo do General Soares.

Terminada essas formalidades a Bandeira Nacional deu entrada no salão se posicionando no dispositivo onde já estavam o General de Exército Walter Souza Braga Neto, presidindo a cerimônia e o Generais de Divisão Laerte de Souza Santos (já promovido a General de Exército), Comandante Sucedido, e Fernando José Sant’Ana Soares e Silva, Comandante Sucessor.

Após a cerimônia de passagem de cargo, se cumprimentaram, esperaram a Bandeira nacional se retirar e foram se apresentar ao Chefe, um por ter passado o cargo e o outro assumido.

E assim terminou esta brilhante cerimônia.

No coquetel que se seguiu, colegas de turma do General Laerte posavam com ele para fotografias, aí incluído meu dileto amigo e antigo Comandante do CPOR/RJ, Coronel de Infantaria Juliano Bruno de Almeida Cardoso...

 

 

 

 


 

Joomlashack