O Conselho de Outorgas de Medalhas da AORE/Goiânia, no uso da sua competência, resolveu: Conceder a Medalha da Ordem dos Cavaleiros do Valor, Lealdade e Mérito, General Joaquim Xavier Curado ao excelentíssimo General de Brigada Sérgio Schwingel por todo o apoio prestado a AORE/Goiânia durante seu transcurso como Chefe do Estado-Maior e Comandante de Operações Especiais.

 

 

 


Em 9 de agosto, véspera portanto da passagem de Comando do COPESP (COMANDO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS) em Goiânia, uma cerimônia simples no Gabinete do Comandante, se revestiu de profunda emoção e sentimento de dever cumprido.

Uma das mais novas AORE’s das 30 que compõe o CNOR (Conselho Nacional de Oficiais da Reserva) sempre se mostrou uma das mais ativas e atuantes.

E sempre contou com o apoio inestimável tanto do Comandante anterior, General Sinott como do que amanhã deixa este importante Comando, depois de doze anos a ele dedicado, General Sérgio Schwingel.

A AORE/Goiânia não tinha sede, e num espaço dentro do aquartelamento, construiu uma.

E, para materializar este incondicional apoio de seus Comandantes, contanto sempre com o trabalho incansável do Tenente Botosso, arquiteto que colabora com o COPESP em inúmeros de seus projetos, pesquisou e criou a Medalha General Joaquim Xavier Curado (Dom Joaquim Xavier Curado e a política bragantina para as províncias platinas (1800-1808).

 

E, naquela cerimônia, contando com a presença dos membros dos Gaviões do Cerrado como são conhecidos, capitaneados por seu Presidente o Tenente Deygles, e também do General Mário Fernandes, Comandante Sucessor que assumiria no dia seguinte, se deu a aposição da bela medalha.

A medalha honorífica da AORE/Goiânia buscou a sua inspiração na história inconteste de bravura, liderança, sagacidade e, sobretudo, inteligência do General Joaquim Xavier Curado.

 

 

Sua “goianidade” somada a história recente saudoso do 42º bimtz, berço da Aore/Goiânia, constituem os pilares mestres para a escolha deste personagem para representar a medalha, uma vez que este goiano oriundo de Pirenópolis é considerado o primeiro militar brasileiro a alcançar altos postos no Exército colonial português.

 

Por seus serviços, recebeu a mais importante condecoração militar da época: a de Comendador da Ordem da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito.

 

A Medalha da Ordem dos Cavaleiros do Valor, Lealdade e Mérito General Joaquim Xavier Curado será concedida aos militares e civis, que tenham se distinguido por suas atitudes em prol da AORE/Goiânia.

 

 

O Conselho de Outorgas de Medalhas da AORE/Goiânia, no uso da sua competência, resolveu:

 

- Conceder a Medalha da Ordem dos Cavaleiros do Valor, Lealdade e Mérito, General Joaquim Xavier Curado ao excelentíssimo General de Brigada Sérgio Schwingel por todo o apoio prestado a AORE/Goiânia durante seu transcurso como Chefe do Estado-Maior e Comandante de Operações Especiais.

 

Infelizmente, meu voo só chegou à tarde e perdi esta homenagem, mas cumprimentei o amigo no dia seguinte, ao deixar o Comando.   

 

 

 


 

Joomlashack