Assistimos a uma palestra sobre o histórico do Grupo e depois, no pátio, a uma Bateria entrando em posição com a explicação de cada tipo de viatura, e fomos visitá-las. Depois, duas peças fizeram disparos de SS-30, primeiro um foguete cada uma e, depois, uma eficácia com 3 foguetes por peça tudo simultaneamente, num espetáculo impressionante.

 

 

 


 

Na quarta-feira, dia 9 de novembro, fomos em três ônibus visitar em Formosa de Goiás, o 6º Grupo de Mísseis e Foguetes e, após o almoço, o belo salto do Itiquira.

Além dos ônibus, nos acompanhava uma ambulância do CMP e uma viatura da PE como escolta.

Tudo sempre muito bem organizado pelo Comando Militar do Planalto, nos mínimos detalhes.

No 6º GMF fomos recebidos pelo Maj Art Clebiano, Subcomandante do Grupo, pois o Ten Cel Melniski, Comandante, estava acompanhando uma Bateria que fora à AMAN em apoio à manobra daquela Academia.

Assistimos a uma palestra sobre o histórico do Grupo e depois, no pátio, a uma Bateria entrando em posição com a explicação de cada tipo de viatura, e fomos visitá-las.

 

Depois, duas peças fizeram disparos de SS-30, primeiro um foguete cada uma e, depois, uma eficácia com 3 foguetes por peça tudo simultaneamente, num espetáculo impressionante.

Sempre que assistimos uma demonstração dessa natureza lembramos que material de defesa, ninguém ensina ou ajuda a desenvolver.


Eficácia, ou seja, uma rajada de duas peças...

Cada país tem de desenvolver do zero o seu e neste caso, a AVIBRÁS desenvolveu os foguetes existentes e agora, está desenvolvendo um míssil guiado, o SS-300 com alcance de 300 km.

 

Depois fomos convidados para o almoço, uma feijoada de Artilheiros com direito a um conjunto musical.

 

O Tenente Monteiro, Presidente do CNOR, acompanhado do Tenente Nogueira, Presidente da AORE/Planalto e do Tenente Mendonça, Presidente da AORE/Goiânia, fizeram os agradecimentos.

O Major Clebiano presenteou o CNOR com uma foto de grupo como lembrança da visita.

Depois embarcamos em direção ao Parque Nacional do Itiquira, e visitamos o belo salto de mesmo nome.

Ao final fizemos uma foto do Grupo.

 

 

 


 

Joomlashack