Imprimir
Categoria: Reserva
Acessos: 909

 A Bandeira foi hasteada pelo Comandante, Coronel Cyrillo e após tivemos a cerimônia de incineração das bandeiras inservíveis pelo Praça mais antigo. Depois, como em outras importantes datas militares, ela foi aproveitada para a entrega de Medalhas diversas como tempo de serviço ou mérito, pelo Comandante. E depois das palavras do Comandante, a tropa desfilou em continência à Bandeira Nacional. O busto do fundador e patrono, Tenente Coronel Correia Lima, a tudo assistia...

 

 


Cedo já havia movimento na Associação de Oficiais da Reserva do Exército que funciona no Quartel do CPOR do Rio de Janeiro.

O Tenente Monteiro, Presidente do CNOR, chegara cedo, ainda trabalhando em relatórios e outras providências sobre o XVIII ENOREx realizado em Brasília de 7 a 11 deeste mês.

Mas que mês é esse, ou melhor, que DIA é este?

Hoje é 19 de Novembro, o esquecido Dia da Bandeira.

Na formatura que se seguiu, haviam crianças do Rio Projeto Crioança Cidadã e a eles parte das palavras do Comandante foram dirigidas.

Você sabe quais são os símbolos nacionais?

Os Símbolos Nacionais do Brasil foram definidos na Lei 5.700 de 1º de setembro de 1971. Além de estabelecer quais são os símbolos, esta lei também fez determinações sobre como devem ser usados, padrões e formatos, significados, etc. Estes símbolos são de extrema importância para nossa nação, pois representam o Brasil dentro e fora do território nacional. Logo, devem ser respeitados por todos os cidadãos brasileiros. Os Símbolos Nacionais são usados em cerimônias, documentos oficiais, eventos e localidades oficiais.

BANDEIRA NACIONAL: Esfera azul, representando nosso céu estrelado, ao centro com a frase "Ordem e Progresso". São 27 estrelas, representando os 26 estados e o Distrito Federal. Losango Amarelo ao centro representando o ouro. Retângulo verde, representando nossas matas e florestas.

 

 

ARMAS NACIONAIS : no centro há um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O cruzeiro do sul está ao centro, sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo a esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição "República Federativa do Brasil". Numa outra faixa, abaixo, apresenta-se "15 de novembro" (direita) e "de 1889" (esquerda) 

 

SELO NACIONAL : usado para autenticar documentos oficiais e atos do governo. Usado também para autenticar diplomas e certificados emitidos por unidades de ensino reconhecidas. É representado por uma esfera com as estrelas (semelhante a da bandeira brasileira), apresentando a inscrição República Federativa do Brasil.

 

 

 

HINO NACIONAL : tocado em solenidades e eventos oficiais do governo, eventos esportivos e culturais e nas escolas, junto com o hasteamento da Bandeira Nacional.

 

 

Você sabia?

- Em 18 de setembro comemora-se o Dia dos Símbolos Nacionais.

Não, não acredito que saiba e mesmo os símbolos nacionais já foram esquecidos pelos sucessivos governos de esquerda que implantaram teorias gramscistas. A imensa maioria dos cidadão brasileiros nunca ouviu falar de Antonio Gramsci,  um filósofo marxista, jornalista, crítico literário e político italiano e os perigos de suas doutrinas.

 

Mas o Exército, sempre vigilante e guardão dos valores éticos e morais de nossa pátria, sempre lembra esses símbolos, essas datas e sempre abre suas portas às escolas para aprenderem um pouco de civismo.

 

E não foi diferente neste sábado 19 de novembro de 2016.

 

A tropa formada diante do palanque, já ostentava os Alunos vestidos com o 5º Uniforme, o que usaram em sua formatura.

 

A Bandeira foi hasteada pelo Comandante, Coronel Cyrillo e após tivemos a cerimônia de incineração das bandeiras inservíveis pelo Praça mais antigo.

 

Depois, como em outras importantes datas militares, ela foi aproveitada para a entrega de Medalhas diversas como tempo de serviço ou mérito, pelo Comandante.

 

E depois das palavras do Comandante, a tropa desfilou em continência à Bandeira Nacional.

 

O busto do fundador e patrono, Tenente Coronel Correia Lima, a tudo assistia...