ATUALIZAÇÃO TÁTICA

Instrutores da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais - EsAO - “A Casa do Capitão” , autorizados pelo seu comandante, Gen Bda Altair José Polsin,  fizeram uma inédita atualização tática dos Oficiais da Reserva nas Armas, Quadros e Serviços.

 

 

As atividades do sábado, dia 13 jun, foram iniciadas com o canto Hino Nacional às 08:20h e se encerraram às 12:30h.

 

 

Às 07:40 chegou ao Museu Militar Conde de Linhares, o General de Brigada Altair José Polsin, Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e foram-lhe prestadas as honras militares, ocasião em que se apresentaram o Coronel Fortes, Comandante do Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana, o Cel Brum, Diretor do MMCL e o Tenente Monteiro, Presidente do CNOR, realizador do 1º CAOR.

 

 

O auditório estava cheio, hora em que muitos amigos aproveitam para estreitarem ou reacenderem velhas amizades, já que muitos não se viam desde o tempo de sua formação militar.

 

 

E estava cheio também dos instrutores da EsAO que iriam ministrar as palestras do dia. E que palestras...

 

 

Será muito difícil, quiçá impossível, colocar nestas mal traçadas linhas, o que aconteceu, o que vimos e ouvimos. Como deve ter sido difícil para cada instrutor da EsAO, em 20 minutos para cada, dar o panorama de cada Arma Quadro e Serviço.

 

 

Se serve de consolo, sentou-se ao meu lado no auditório o Coronel de Infantaria Alexandre Eduardo Jansen, Subcomandante da Escola, que confidenciou-me que em breve irá estimular os alunos e instrutores e escreverem e publicarem artigos, e já ofereci este Portal para tal...

 

 

 

Mas as palavras do General Polsin no encerramento, visivelmente emocionado com seus comandados – O General assumiu o Comando da EsAO a pouco mais de um mês, vindo da 15 Bda Inf Mec de Cascavel, PR,  pode sintetizar o que vimos. Dizia ele: “- Excelente ver esses jovens capitães, perfeitamente entrosados com esses modernos equipamentos de Era do Conhecimento, utilizando tablets, notebooks, e smartphones naturalmente tanto em aulas/apresentações como operações e, com certeza, os Capitães de hoje são muito melhores do que eu fui quando capitão.”

 

 

 

Às 08:20 h o Tenente Felinto anunciou que dava entrada no auditório o Gen Polsin acompanhado do Tenente Israel Rosenthal, ex-combatente, demais autoridades e o Tenente Monteiro, Presidente do CNOR.

Este dirigiu algumas palavras de boas vindas e agradecimento por tão prestigiado Estabelecimento de Ensino Militar, a Casa do Capitão, ter aceito participar do nosso 1º CAOR. 

 

Após o canto do Hino Nacional, demos início á presente jornada, a penúltima do CAOR.


 

Cap Int Marcelo Barbosa Rodrigues, instrutor, que falou sobre “Operações (Operações básicas, operações complementares e ações comuns às operações terrestres”.

 


 

Cap Inf Daniel Paschoal Zanini, instrutor, que falou sobre “Função de Combate Movimento e Manobra”.

 

 

 


 

Cap Cav Maurício Gilberto Roman Ross, instrutor, que falou sobre “Função de Combate Inteligência”.

 

 

 


 

Cap Art Abner de Oliveira e Silva, instrutor, que falou sobre “Função de Combate Fogos”.

 

 

 


 

Cap Eng Anderson Salvador da Silva, instrutor, que falou sobre “Função de Combate Proteção”.

 

 

 


 

 

Cap MB Rodrigo Alves de Macedo, instrutor, que falou sobre “Função de Combate Logística”.

 

 

 


 

Maj Com Alfredo Ferrão de Oliveira Junior, instrutor, que falou sobre “Projeto estratégico SISFRON e Função de Combate Comando e Controle”.

 

 

E Cap Takano falou sobre "uso de ferramentas computacionais para o Planejamento de Comunicações Radio"

 

 


 

 

Terminada a instrução, o último tempo foi destinado a perguntas mas, antes, devidamente autorizado pelo Gen Polsin, o Tenente Monteiro apresentou o Tenente Israel Rosenthal, que tem participado de todas as Jornadas, e que é veterano da II Guerra Mundial, Oficial R/2 de Infantaria, apesar de ser dentista de profissão. Nestes 70 anos do término da Guerra, foi aplaudido de pé por todos os presentes.

 

 

 

 Ao final, os instrutores, como de hábito, foram bombardeados com perguntas e sobrou até uma para o General que até recentemente comandou a única Brigada Mecanizada do Brasil.

 

 

 

Durante o tempo em conduziu a 15ª Brigada, o General Polsin comandou também as unidades do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Cascavel), 15º Batalhão Logístico (Cascavel), 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Apucarana), 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Foz do Iguaçu), 26º Grupo de Artilharia de Campanha (Guarapuava), 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (Palmas), 15ª Companhia de Infantaria Motorizada (Guaíra) e o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, de Francisco Beltrão.

O contingente abrangido pela Brigada chega a 4,5 mil militares, sendo pouco menos de 2 mil em Cascavel.

 

 

A 15ª Brigada de Infantaria foi a primeira a receber os novos veículos blindados Guarani, que vieram substituir o Urutu e o Cascavel. Nos últimos dois anos o Exército investiu cerca de R$ 180 milhões na economia das cidades que integram a sua área de abrangência. O blindado Guarani é um veículo anfíbio, que circula na terra e na água. Seu peso é de 18 toneladas e alcança 105 quilômetros por hora em estrada e 9 quilômetros por hora na água. Possui seis computadores para controlar os diferentes sistemas, como o de armas e de comando de controle.

 

 

Após dois anos no Paraná, sua terra natal, o General passou o comando da 15ª Brigada no dia 06 de maio e assumiu a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais no Rio de Janeiro.

 

 

A pergunta era sobre a diferença entre Blindada e Mecanizada: Blindada, no Brasil, é sobre lagartas como o M113 e demais carros de combate (que o civil chama de tanques) e, Mecanizada, é um blindado sobre rodas, como os velhos Urutu, Cascavel e agora o Guarani. 

 

 O Ten Vitorio (de az marinho na foto abaixo) da AORE/SC serviu com o Gen Polsin em Joinville (SC), quando o General chegou lá Aspirante a Oficial... Mais um do "Marreco ao molho de Repolho Roxo"...

 

 

Muita informação, mudança total de doutrina, novos manuais, não deu para lembrar de tudo. Mas fiz o que pude.

 


 

Joomlashack