O XX ENOREX começou no sábado dia 20 de Outubro, certo?

Errado! Começou para todos os participantes na véspera quando o Tenente Vitório da Diretoria da AORE/SC, montou uma planilha e comandou os translados dos aeroportos, feitos pelo pessoal do 62º BI.

A turma chegava, era levada ao Batalhão onde recebia o Kit coposto de uma bolsa de papel grande com um jogo de toalhas de banho da Döhler, pastas, programas, camisa do evento e uma bolsa do XX ENOREX.

Eu, Mergulhinha e dois amigos do Recife, Cassundé e Ricardo, chegamos muito tarde (quase 23 horas), o Sgt Fernando já nos apanhou com o kit e nos levou direto ao Hotel Alven.

Os encontristas eram em número de 250 e foram distribuídos no próprio Quartel ou em três Hotéis, um deles, o Confort. Diante da porta lateral, só bastando atravessar a rua.

Mas chegou o Dia D e fui conhecer o Batalhão que ocupava extensa área do Centro da cidade.

 

Cumprimentei o Tenente Coronel de Infantaria, Reinaldo Sótão Calderado, Comandante do 62, e logo chegou um grande amigo que não via desde que passou para a reserva e foi morar perto dos filhos em Florianópolis.

O grande General de Exército R/1 Adhemar da Costa Machado Filho que ao me abraçar, emocionou-me com as seguintes palavras:

 - Mergulhão, uma das coisas boas que o Exército me proporcionou foi ter a sua amizade...

Outro gigante que chegou quase junto foi o General de Exército R/1 Américo Salvador de Oliveira, patrono da AORE/SC que ajudou a criar.

Logo chegou o General de Brigada Ricardo Miranda Aversa - Cmt da 14ª Bda Inf Mtz e o Gen Ex Geraldo Antônio Miotto, Comandante Militar do Sul e autoridades civis como o Juiz Sérgio Moro, famoso por sua atuação na Operação Lava Jato.

Neste primeiro dia acontece a Formatura Geral com a Abertura Oficial, homenagens e Desfile tendo os participantes do ENOREX desfilando à frente da tropa.

O enorme pátio do 62 BI é dividido pelo mastro da bandeira, à frente do Quartel, o pavilhão de Comando e lá atrás, o Rancho.

Logo atrás do mastro da Bandeira e diante do Rancho uma exposição de Blindados da 14ª Brigada.

Antes do início e logo após a chegada do General Mioto os Diretores do CNOR e Presidentes de AORE’s foram convidados ao Gabinete do Comandante para uma pequena cerimônia.

Os Oficiais R/2 estavam divididos, segundo os Uniformes em:

  • - Diretoria do CNOR e Presidentes de Associações: 5º Uniforme (Verdão);
  • - Demais associados divididos em dois grupamentos:

  1. Os com o 8º Uniforme (verdinho) nos quais se destacavam o Cel Maurício e o Cel Loureiro, ambos de Belo Horizonte;
  2. Os demais com ternos ou camisas do ENOREX ou ainda camisas de suas Associações.

Portanto, foram para o PC do Comandante, os uniformizados com o Verdão (8º Z1).

Lá o TC Calderaro, Comandante do Batalhão fez uso da palavra informando que o Tenente Clavery, Presidente da AORE/Petrópolis ficou encarregado na última reunião de Diretoria de mandar fazer a placa alusiva a nomeação do Tenente Monteiro, fundador e Presidente do CNOR por 20 anos, como seu Patrono e para materializar como explicou em seguida o Tenente Rogério, atual Presidente do CNOR.

Foi convidado o General Mioto e sua esposa a descerrar a placa.

Ao final ouvimos as palavras cheias de emoção do homenageado.

Perto das 10:00 horas, descemos para o pátio onde a tropa já estava em forma, tendo à sua direita, o Grupamento do XX ENOREX formato pela Guarda Bandeira, o Grupamento de Verdão, o Grupamento de Verdinho e no final os demais integrantes.

Após as Honras Militares prestadas ao General Mioto, Comandante Militar do Sul, foi dado o toque de Presença de Ex-combatente em continência ao Sgt Sebastião ali presente.

Depois foram homenageados as seguintes autoridades que receberam das mãos dos organizadores do ENOREX a miniatura da espada, símbolo do oficialato:

  • General Mioto
  • General Salvador
  • General Adhemar
  • Gen Div Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva em nome do Comandante do Exército
  • Juiz Federal Sérgio Moro

Após os agraciados voltarem a seus lugares no dispositivo, o Tenente Rogério, Presidente do CNOR, leu um texto alusivo ao XX ENOREX.

 

Leia AQUI o texto alusivo à Abertura do XX ENOREX

Ao final, ouvimos as palavras do Gen Mioto que inclusive fez alusão ao Tenente Apollo Miguel Rezk, o mais condecorado herói da Segunda Guerra, egresso do CPOR/RJ.

Então a tropa, tendo os Oficiais R/2 à frente, desfilou garbosamente em continência ao Comandante Militar do Sul.

 

 

 


MAIS FOTOS RELATIVAS A ESTE ARTIGO 

 

 

 

 

 


 

Joomlashack