O SISTEMA CNOR PRONTO!

 

 

 

Brasília, Comando do Exército, 05 de agosto de 2015, 09:00 horas. Com essa  exclamação  regulamentar,  apresentamos  ao  Comandante  do  Exército  os trinta e três gestores do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva, reunidos na capital federal para a sua tradicional plenária. O CNOR, criado em 22 de abril de

1997, é o órgão central de um sistema em expansão, formado atualmente por dezenove associações regionais, com mais de dez mil oficiais da reserva cadastrados. Representamos o segmento da oficialidade da reserva não remunerada majoritariamente formado por militares oriundos do Sistema OFOR. O Exército nos acolhe ainda meninos e nos transforma em oficiais e em líderes. Quando na ativa, em tempo de paz, prestamos um relevante serviço temporário, suprindo as necessidades da Força no quadro de oficiais subalternos. Na guerra, cumprimos o nosso dever de cidadãos e de militares: dos 1070 tenentes da Força Expedicionária Brasileira, 433 eram da reserva. Dos doze oficiais combatentes que tombaram no cumprimento do dever, seis eram R/2 convocados.

Na paz, nossa missão não se encerra ao deixarmos a ativa. Temos uma dupla formação - militar e civil - onde ressaltam os princípios e valores incorporados na caserna. Hoje formadores de opinião - empresários, profissionais liberais, etc - atuamos intensamente na difusão de tais atributos na sociedade. Como patriotas e verdadeiros brasileiros, cumprimos os deveres de cidadãos bem formados.

A nossa presença no Quartel-General, naquela bela manhã, mais do que uma simples visita ao Comandante da Força Terrestre, teve objetivos bem mais amplos. Como militares, inspirados no Juramento do Aspirantado, os integrantes Sistema CNOR formarão sempre uma TROPA PRONTA para as missões que os nossos chefes nos atribuírem. A apresentação da comitiva de gestores do CNOR ao Comandante do Exército, além de representar o agradecimento da Reserva Atenta e Forte pelo constante apoio às atividades do Sistema, teve o sentido de reafirmar o Compromisso do Aspirantado. Os oficiais da reserva estão e estarão, permanentemente, ao lado dos companheiros da ativa no cumprimento das missões do Exército e, como cidadãos, proclamam a sua intransigente posição na defesa da soberania da nação e dos princípios que forjaram a nacionalidade.

 

Ao Comandante do Exército Brasileiro, a nossa gratidão, lealdade e respeitosa

 

CONTINÊNCIA!

Rio de Janeiro, 10 de agosto de 2015. Sérgio Pinto Monteiro - 2º Ten R/2 Art

Presidente do Sistema CNOR

 

 

 


 

Joomlashack