Em 29 de Outubro de 2019, na sede da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, em Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, nasceu mais uma AORE – Associação de Oficiais da Reserva do Exército.

 

 

 


 

 

Em 29 de Outubro de 2019, na sede da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, em Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, nasceu mais uma AORE – Associação de Oficiais da Reserva do Exército.

O General de Brigada Luciano Batista de Lima recebeu para almoçar, a diretoria que fora recém constituída e à noitinha, por causa do forte calor amazônico, a primeira formatura da AORE/RO comemorando o Dia Nacional do Oficial R/2.

 

 

Para falar da criação desta nova AORE, temos primeiro de falar do Comandante da Brigada. Quem é o General Lima?

 

O Ten Cel Lima assiste o desfile de sua nova Unidade. Assumiu o Comando na manhã de 27 JAN 2012.

Conheci o então Tenente Coronel Lima, em Janeiro de 2018, quando ele assumiu o Comando da Unidade onde servi os melhores cinco anos de minha vida.

Só que eu servi NAQUELE aquartelamento em Niterói, na extinta Artilharia de Costa. Hoje o Forte Barão do Rio Branco abriga o histórico 21º Grupo de Artilharia de Campanha, Organização Militar que veio de São Cristóvão no Rio de Janeiro, onde em 1927, o então Capitão Correia Lima, criou o primeiro CPOR – Centro de Preparação de Oficiais da Reserva.

Naqueles dois anos, não só apoiou a Oficialidade R/2, inaugurando o retrato de Correia Lima no Salão Nobre, como teve dezenas de eventos com escoteiros, descobriu e passou a usar nas cerimônias militares a Banda Brazilian Pipers, cujos alguns integrantes fizeram concurso e são Sargentos Músicos do Exército dentre mais de 92 eventos só no primeiro ano de Comando.

Depois, já Coronel, foi para Washington nos EUA, onde por dois anos chefiou o CEBW – escritório da Comissão do Exército Brasileiro em Washington.

Voltou para Brasília onde ficou na DGP até ser promovido a General de Brigada, em cuja solenidade de entrega da espada, este Editor estava presente.


Ten Alfredo, Gen Lima, Ten Mergulhão (este Editor) e Cap PMSE Ulisses

Sua primeira comissão como General de Brigada foi comandar a 17ª Brigada de Infantaria de Selva em Porto Velho, RO, onde conversando com o Governador Cel Marcos Rocha, ficou sabendo que ele era Oficial R/2 que depois ingressou na Polícia Militar e ali nasceu a ideia de criarem uma AORE em Rondônia onde muitos Oficiais tanto da PM como dos Bombeiros eram também R/2.

 

Acompanhei pelo Whats App as reuniões preparatórias, a eleição da primeira diretoria e então chegou o esperado dia onde comemorariam o Dia Nacional do Oficial R/2.

 

Primeiro, o General Lima convidou a diretoria eleita para um almoço onde acertaram detalhes da formatura da noitinha.

 

A cerimônia contou com a presença do Vice Governador conhecido como José Jordan, além de outras autoridade.

E o desfile, tendo os Oficiais R/2 à frente, contou com muitos ainda na ativa em suas corporações, portanto, com seus uniformes.

Foi homenageado também um funcionário civil se despedindo depois de 38 anos servindo à Brigada.

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Joomlashack