Mas deixemos as coisas feias no passado. Hoje o CPOR/RJ tem novo Comandante, o Coronel 
Luiz Cyrillo que estava presente com sua esposa D. Monica, e seu fiel escudeiro o Tenente Coronel Marcelo, Subcomandante.  Foi inegavelmente uma manhã e tarde super alegre na presença do Comandante e Subcomandante.

 

 

 

Depois de um tempo longo demais, os Oficiais R/2 egressos do CPOR/RJ, voltaram a se reunir em churrasco de confraternização naquele quase centenário Estabelecimento de Ensino. 

 

 

 

O CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA do RIO DE JANEIRO – e não Centro Preparatório como diz a mídia, criado por Luiz de Araujo Correia Lima em 1927 abriga em seu seio tanto a AORE/RJ (Associação dos Oficiais da Reserva do Exército) formada por seus ex-alunos, como também o CNOR (Conselho Nacional de Oficiais da Reserva), entidade que congrega 20 Associações e que, até o final do ano, terá pelo menos 27, cobrindo todos os Estados Brasileiros e o Distrito Federal. 

 

 

 

E porque o título, “novamente”? Por muitas razões e a maior delas é que a Força de Pacificação da Maré ficou ali aquartelada por mais de um ano...

 

 

E podemos chamar a Operação São Francisco – nome militar da Força de Pacificação, de verdadeiro furacão, pois deixou nossa Casa como terra arrasada...

 

 

O Churrasco, que há anos não acontecia – mesmo porque os tiroteios tanto na Maré (ao lado) como no Alemão (em frente) desencorajavam essas confraternizações com famílias, pois os tiros caem por lá todo o tempo...

 

 

Mas, como dizia, ele acontece sempre no RECANTO TENENTE VAZ, nome que o atual Comando deve desconhecer, pois, a placa com tal nome, foi arrancada pelo tal furacão. 

 

 

Do mesmo modo que os banheiros estão depredados, pias no chão e, o campo de futebol, defronte, que era um brinco onde treinavam países estrangeiros tanto nos Jogos Mundiais Militares como na Copa do Mundo, detonado pelas barracas que abrigaram mais de 1.500 soldados... 

 

 

E não será agora, com orçamentos minguados pela crise nacional que vamos conseguir arrumar todo o aquartelamento. Faz-se o necessário e mais urgente com prioridade. A história do cobertor curto. 

 

 

E nem tirei fotos das coisas feias para não deixar triste o Coronel Gerson Pinheiro Gomes, antigo Comandante que em 2007 ou 2008, construiu e batizou esta área da churrasqueira com o nome de RECANTO TENENTE VAZ, cuja placa foi descerrada em bela cerimônia pela viúva e filhas do saudoso companheiro de Cavalaria. 

 

 

Mas deixemos as coisas feias no passado. Hoje o CPOR/RJ tem novo Comandante, o Coronel Luiz Cyrillo que estava presente com sua esposa D. Monica, e seu fiel escudeiro o Tenente Coronel Marcelo, Subcomandante. 

 

 

Também tivemos a presença do Cap Wilson Instrutor Chefe do Curso de Cavalaria e sua esposa. 

 

 

O Tenente Capella, um dos organizadores, passou a palavra para o Ten Ricardo, Presidente da AORE/RJ que saudou a todos. 

 

 

Depois o Tenente Glaucio fez uma apresentação das atividades da Associação e alguns projetos. 

 

 

Finalmente o Tenente Monteiro, Presidente do CNOR, fez um relatório de sua viagem a Brasília onde despachou com o Comandante do Exército, General Villas Bôas

 

 

 

Comandando a churrasqueira a famoso Sargento Julio, que sempre dirigiu os trabalhos quando se tratava de eventos da Associação, isso desde seus tempos de Cabo. 

 

 

Logo e após diversos tira-gostos, capitaneados pela D. Anna da AORE/RJ, as senhoras foram chamadas para abrirem a linha de servir, nome militar para convidá-las a servirem-se primeiro, logo seguidas por todos nós. 

 

 

Foi inegavelmente uma manhã e tarde super alegre na presença do Comandante e Subcomandante. Mas sentimos falta de metade do efetivo que, como sempre, se compromete a vir, não aparece nem dá satisfação, deixando um monte de carnes sobrando, já que nos preparamos para receber o total comprometido. 

 

 

Hoje a moda é fazer fofocas e críticas pelo WhatsApp... Mas o que vemos são mesmo uns bobões inconsequentes, que só sabem mesmo é falar... Aliás, teclar. Na hora do “vamos ver”, nada.  

 

 

 

 


 

 

 

 

Joomlashack