E assim, recebi do Contra Almirante Newton de Almeida Costa Neto, através do CMG Cesar Henrique Santos, o convite para a 72ª Regata Escola Naval. Como viram no artigo anterior, Começou o XIX ENOREX, estou empenhado na organização desse que é o maior evento anual do CNOR. E, então, porque larguei tudo e fui até lá? Comecei este artigo falando em TRADIÇÕES, posso falar também de COINCIDÊNCIAS?

 

 

 


 

 

Tradição, seu nome é Marinha do Brasil.

 

 

E assim, recebi do Contra Almirante Newton de Almeida Costa Neto, através do CMG Cesar Henrique Santos, o convite para a 72ª Regata Escola Naval.

 

  

Como viram no artigo anterior, Começou o XIX ENOREX, estou empenhado na organização desse que é o maior evento anual do CNOR.

 

 

 

 

E, então, porque larguei tudo e fui até lá? Comecei este artigo falando em TRADIÇÕES, posso falar também de COINCIDÊNCIAS?

 

 

 

 Vou contar. Acho que a última vez em que estive em uma Regata na Escola Naval foi em 1986.

 

 31 anos é um bocado de tempo. Os dois Guarda-Marinha que davam a volta ao mundo a bordo do Veleiro Cisne Branco, um é o Almirante que Comanda a Escola e o outro, o Capitão de Mar e Guerra já na Reserva, professor na Escola e orientador do Grêmio de Comunicações... 

 

O Comandante (como chamamos Oficiais Superiores na Marinha) Henrique Santos é radioamador como eu o era naqueles idos.

 

 

 E amigos, acompanhava (1985) a penúltima viagem daquele famoso veleiro de casa, diariamente.

 

 

E o Almirante, um dos 14 Guardas-Marinha tripulantes do veleiro.

 

 

 

A Marinha tinha dificuldade em fazer contato com o Cisne Branco e passei então a fazer isso por ela. Valeu-me uma Medalha de Amigo da Marinha, outorgada pelo Almirante Barreira, Comandante da EM naquela ocasião.

 

Aqui na Regata, encontrei o CMG Henrique Santos na barraca do Grêmio de Comunicações, terminando de montar os rádios, movidos a energia solar, trabalho dos Aspirantes.

 

 

Uma bela festa aberta ao público, muito maior que a última em que participei, com Banda de Música, esportes variados e exposições de equipamentos.

 

 

Hoje o presidente desse Grêmio de Comunicações é o Asp Caio Santos. Quer mais coincidências?

 

 

 

 

 

 

Sou atirador esportivo, conhecido como CAC. Sujeito às normas de fiscalização do SFPC/1 que aqui na 1ª Região Militar, é Chefiado pelo Tenente Coronel de Infantaria Alexandre de Almeida...

 

E o próximo Presidente do Grêmio de Comunicações é o Aspirante Paulo Arantes, justamente filho do TC Almeida... meu amigo.

 

Joomlashack