No pátio de formatura, Pátio Major Apollo Miguel Rezk, o mais condecorado herói da II Guerra e ex-Aluno deste Centro, foram prestadas as Honras Militares ao General Braga Neto, Comandante Militar do Leste e na sequencia, o Tenente Coronel Marcelo, Subcomandante do COR/RJ, apresentou a tropa. Depois foi entoada a Canção do Exército, cantada com muita vibração. Em seguida, o Tenente Monteiro, Presidente do CNOR, leu texto alusivo a abertura do ENOREX.

 

 

 

 

 


 

 

Na segunda, 9 de Outubro, o tão esperado dia chegou.

O primeiro a chegar e um dos responsáveis pelo sucesso de todo o planejamento, o General de Divisão Décio dos Santos BRASIL, Vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).

 

Prestigiaram a solenidade, dentre outros, o General de Exército Gleuber Vieira, antigo Ministro do Exército e instrutor quando Capitão, deste Editor.

General de Exército Walter Souza BRAGA NETO, Comandante Militar do Leste (CML).

General de Divisão, André Luís NOVAES Miranda, Diretor de Educação Superior Militar (DESMil).

General de Divisão Riyuzo IKEDA, Diretor de patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx).

Vice Almirante Cláudio Portugal de VIVEIROS, Comandante do 1º Distrito Naval (1 DN).

Desembargador Egas Moniz Barreto de Aragão Dáquer.

 

Coronel de Infantaria Luiz CYRILLO de Lima Junior, Comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (CPOR/RJ)

Comandantes de Organizações Militares e convidados, além dos 250 Oficiais R/2 das 22 AORE (Associações) filiadas, vindos de todos os cantos do Brasil.  

No pátio de formatura, Pátio Major Apollo Miguel Rezk, o mais condecorado herói da II Guerra e ex-Aluno deste Centro, foram prestadas as Honras Militares ao General Braga Neto, Comandante Militar do Leste e na sequencia, o Tenente Coronel Marcelo, Subcomandante do COR/RJ, apresentou a tropa.

 

 

Depois foi entoada a Canção do Exército, cantada com muita vibração.

Em seguida, o Tenente Monteiro, Presidente do CNOR, leu texto alusivo a abertura do ENOREX.

Leia aqui a Saudação às Forças Armadas na íntegra!

Depois, ouvimos as palavras do Comandante Militar do Leste que deu por aberto o XIX ENOREX.

Ao término da formatura, os Oficiais R/2 foram convidados a abrirem o desfile e a tropa desfilou em continência ao Comandante Militar do Leste.

Já no Auditório, após um vídeo com a mensagem do Comandante do Exército, General VILLAS BÔAS, tivemos uma palestra proferida pelo General Braga Neto ao final da qual o Tenente Monteiro ofereceu uma lembrança do XIX ENOREX.

 

Após o almoço, todos em comboio se deslocaram para o Forte de Copacabana e Museu do Exército para uma visita.

 

 A comitiva do XIX ENOREX foi recebida no Campo de Marte pelo Coronel de Artilharia Julio Teodorico Nascimento Neto, Comandante do Forte de Copacabana e Museu Histórico do Exército e depois passaram à visitação do Museu e da Fortificação. 

Na Fortificação, um bunker alemão de 1914, visitaram a cúpula do canhão 305mm com seus paióis e a Câmara de Tiro da 2ª Bateria de 190mm, onde eu servi. 

 

 

 


 

 Mensagem do Cmt do Exército à Reserva Pró-ativa:

 Por fim, gostaria de destacar que, entre os dias 9 e 14 de outubro, ocorrerá, no Rio de Janeiro, o tradicional Encontro Anual dos Oficiais da Reserva do Exército (ENOREx). A atividade, conduzida pelo Conselho Nacional de Oficias da Reserva (CNOR), tem por objetivo reunir os Oficiais R-2 do Exército e renovar suas crenças patrióticas e na Instituição à qual serviram e dedicaram anos de suas vidas. É sempre gratificante comprovar que os ideais dos soldados de ontem e de hoje permanecem os mesmos e que seguimos unidos e coesos, orientados na mesma direção de um País melhor e um Exército pronto para o futuro. Obrigado pelo seu serviço e por manterem acesa essa chama Verde-Oliva em vossos corações!
 
      Um forte abraço Verde-Oliva!


Gen Ex Villas Bôas
Comandante do Exército
 
 

 

 ARTIGOS RELACIONADOS

 

 

Abertura solene do XIX ENOREX

 

Uma grande homenagem

 

CNOR, 20 anos depois, um novo Presidente

 

A Banda Sinfônica do Exército

 

Competição de Tiro do XIX ENOREX

 

Joomlashack